Faleceu domingo (14) de julho no Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes em Sousa-PB, o capitão da reserva remunerada da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Francisco Bernardo da Silva (Capitão Bernardo), aos 58 anos, vítima de câncer. Deixa viúva a professora da Escola Estadual Antônia Maria da Anunciação (Dona Doninha), do Distrito de Campo Alegre-zona rural de Vieirópolis-PB, Jucélia Alves Bernardo da Silva.
Segunda-feira (15) de julho, às 15h, foi celebrada a missa de corpo presente na Capela de Nossa Senhora das Graças do Distrito de Campo Alegre-zona rural de Vieirópolis-PB, presidida pelo padre Damião Pereira. Presentes o sacristão Leonildes José da Costa e a professora Maria Aparecida Dias Costa. Policiais militares fizeram uma homenagem ao colega de farda. Sob forte comoção o corpo seguiu em carro aberto do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) para ser sepultado, às 16h, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição de Vieirópolis-PB, e foi acompanhado por viaturas, familiares e amigos. No cemitério, as honras militares com salva de tiros foram realizadas por policiais militares. Capitão Bernardo foi sepultado ao som de uma corneta, com o chamado “toque de silêncio”, seguido de uma salva de palmas.
A Escola Estadual Antônia Maria da Anunciação emitiu nota de pesar. A Briosa Polícia Militar do Estado da Paraíba emitiu nota de pesar pela partida do valoroso policial militar da reserva remunerada Capitão Francisco Bernardo da Silva (Capitão Bernardo), que pertenceu ao 14° Batalhão de Policia Militar. Segundo a nota o Capitão Bernardo foi exemplo de dedicação, zelo e afeto pela Corporação.
Durante sua carreira o Capitão Bernardo se destacou por ter sido um profissional dedicado, sempre compromissado com a ordem pública e segurança da sociedade paraibana. Desempenhou com responsabilidade e senso de profissionalismo as funções a ele atribuídas, durante o exercício policial militar.
Lideranças políticas participaram da cerimônia fúnebre
Estiveram presentes na cerimônia fúnebre o prefeito José Célio Aristóteles (PSB), o pré-candidato a prefeito de Vieirópolis, Thially Aristóteles (PSB), o presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, advogado e vereador Antônio Adelino de Oliveira Neto (Neto de Santa), o vereador Hélio Reginaldo Dias (Hélio de Moisés), o vereador Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco), ex-vereador Francisco Assis Abrantes (Dá de Antônio Emídio), o vereador José Eliberto de Abrantes (Eliberto de Dá), o vereador Evandro Moreira Pamplona (Vando do Riacho), a secretária municipal de Administração da Prefeitura de Vieirópolis, Natalia Dias Costa, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Vieirópolis, ex-presidente da Câmara Municipal, ex-vereador, Sinval Abrantes Barbosa e o suplente de vereador Valdeci Manoel Pires.
Foram dar o último adeus ao Capitão Bernardo o empresário e pecuarista Azarias Duque de Abrantes e esposa Erivan Barreto, o empresário proprietário do Supermercado Quitérios, José Alves da Silva (Macaxeira) e esposa a servidora pública Lauriana Oliveira, empresário Wesley Aristóteles, comerciante Cizinho Vieira da Comunidade de Mato Grosso/Uiraúna, a diretora da Creche Francisca Maria de Abrantes da Comunidade do Pinhão, assistente social, Cassinha Abrantes, a servidora pública, Geórgia Abrantes, a comerciante Damiana Barbosa, a farmacêutica Juliana Stephanie, Aldeide Oliveira, o pecuarista José Duque, a servidora pública Gildete Duque de Abrantes, o comerciante Iordan Alves, servidora pública e estudante de Pedagogia da Universidade Cesumar (UniCesumar), Noêmia Virgínia dos Santos Neta, a estudante de Pedagogia da Universidade Cesumar (UniCesumar), Zélia Costa, Maroca Alves, Zefinha Alves, Neguinho de Anita, o produtor rural Raimundo Pedro, comerciante Barromeu, comerciante Ademar de Noêmia, comerciante Dedé do Bar, comerciante Miro Pedro, policiais militares, familiares e amigos das cidades de Vieirópolis, Uiraúna, Sousa e Cajazeiras.
“O Capitão Bernardo da reserva remunerada da Polícia Militar da Paraíba demonstava a imagem clássica do militar. Alma afável e sem rompantes, físicos ou verbais. Sempre alegre. O oficial, que dedicou anos de serviço à corporação, deixa um legado de comprometimento e dedicação. Que Deus conforte a sua família e os amigos nesse momento de dor“, disse a médica da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa.
“O Capitão Bernardo mereceu todas as honras militares. Ele dedicou toda a vida em defesa da sociedade. Foi exemplo de dedicação e zelo pela Polícia Militar e sempre cumpriu seu papel com excelência. Que Deus receba esse guerreiro no céu”, disse o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Cajazeiras, Major Eugênio Fernandes Vieira.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604