O pecuarista Gentil Bernardino “in memoriam” será homenageado na XI Romaria Tropeiros da Serra “Romaria de São João Batista” do Município de Bernardino Batista-PB que será realizada domingo (23) de junho. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal. O Sr. José Tranquilino também será homenageado.
A concentração será às 8h na Comunidade de Bulandeira. Às 12h almoço e shows sob a animação de Zé de Freitas, Jaelson Batista, Célia Mello, Pedoca Show & Forró Morais e Valcenir Aboiador. Ao final dos shows haverá, às 17h, na Praça do Vaqueiro um bingo beneficente de um garrote doado pelo ex-prefeito de Bernardino Batista-PB, José Edomarques Gomes em prol da reforma da Capela São João Batista da Comunidade de Baixio dos Galdinos. A cartela custa R$ 20,00. A recepção em frente à residência do homenageado na sede do Município ficará a cargo da sua neta a professora mestra pela UFCG, Eliete Abrantes de Abreu.
A Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão ou esporte. A cavalgada se tornou popular e hoje é integrante cultura popular nordestina, considerada um patrimônio histórico cultural, motivo de orgulho de quem pratica.
PERFIL DO PECUARISTA GENTIL BERNARDINO
O patriarca Gentil Bernardino nasceu em 22 de abril de 1936, filho do ex-vereador de São João do Peixe-PB, eleito em 1951, Bernardino José Batista e Maria Glória da Conceição, filha de Coronel Manoel Egídio dos Santos. Era o sexto dentre os doze irmãos. Era casado com Dona Francisca Maria do Espírito Santo (Chiquinha de Gentil), filha do saudoso senhor de engenho e agropecuarista José Estrela de Abrantes (Coronel Zé Tomaz) e Dona Maria Francisca do Espírito Santo “in memoriam”.
Da união conjugal nasceram onze filhos: Francisco, José, Joana, Antônio, Maria, Bernardino, Alberto, Raimundo, Aurília, Alcides “in memoriam” e Fernandes, noras, genros, 32 netos e 29 bisnetos. Era pai dos ex-vereadores Francisco Gentil de Abrantes (Chico de Gentil) e Del de Gentil. O agropecuarista Gentil Bernardino era conhecido por sua bravura no trabalho e na vida. Era um homem religioso, um fiel devoto de Nossa Senhora dos Milagres. Educou sua família sempre sob a orientação de valores éticos e cristãos. Homem simples, honrado e justo.
O pecuarista Gentil Bernardino fazia parte de uma família de políticos. Era irmão do líder político e ex-prefeito constitucional por duas vezes de Triunfo-PB, José Bernardino Batista (Zé Bernardino). O líder político José Bernardino foi o baluarte pela independência política do município. A emancipação política veio pela Lei Estadual nº 5. 929, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Triunfo, durante a gestão do Governador, Cícero Lucena.
Gentil Bernardino também era irmão do saudoso ex-vereador de Triunfo-PB, Albuino Bernardino. O patriarca Gentil Bernardino era avô do vereador batistense, Idiamim Bernardino de Abreu e da ex-candidata a vereadora, professora da rede municipal de ensino e professora mestra pela UFCG, Eliete Abrantes de Abreu. Era sogro do ex-vereador Vicente de Cirilo.
Era tio do ex-candidato a prefeito de Bernardino Batista, empresário Paulo Estrela, da ex-secretária municipal de saúde de Bernardino Batista e ex-candidata a prefeita de Triunfo-PB em 1988, Dra. Maria Adélia Abrantes “in memoriam”, do ex-vereador, Joaquim Estrela Batista (Tino de Albuino) eleito em 1996 pelo PFL, da saudosa ex-vereadora Maria Estrela Filha (Rosa de Albuino) eleita no pleito de 2000, do vereador Sebastião Estrela Batista (Bastim de Albuino), dos ex-vereadores Joaquim Bernardino de Sousa e Nobelino Pereira Neto, da vereadora de Triunfo-PB, Thinaly Suellen Sousa Machado (Thinaly Bernardino), dos vereadores Allisson Ruy dos Santos Tomé, Vicente Egídio Neto (Vicente de Helena) e Gilberto Egídio e da ex-vereadora Alcineide Egídio Moura. Gentil Bernardino era cunhado do saudoso ex-vice-prefeito de Bernardino Batista, Antônio Estrela de Abrantes. Gentil Bernardino era primo dos ex-vereadores José Vicente Egídio, Gonçalo Egídio Barbosa; do ex-vereador de Itabuna-BA e ex-deputado estadual pelo Estado da Bahia, eleito pelo Partido Social Democrático-PSD, 2003-2007, Dr. Pedro Vicente Egídio e do ex-vice-prefeito de Bernardino Batista-PB, Paulo Vicente Egídio.
O homenageado Gentil Bernardino era tio do ex-senador da República, ex-deputado estadual e deputado federal, Wilson Santiago (REPUBLICANOS), filho de Francisco Ferreira Santiago e Adrina Glória Santiago; do deputado estadual licenciado e hoje Secretário de Educação do Estado da Paraíba, Wilson Filho (REPUBLICANOS), do ex-vereador de Uiraúna, José Hilton Santiago, do ex-prefeito de Poço Dantas, Azulão Santiago “in memoriam”, da ex-vice-prefeita de Uiraúna, Beunilde Santiago e do ex-prefeito de Uiraúna, Segundo Santiago.
Por onde passou Gentil Bernardino foi respeitado e respeitador. Membro da tradicional e honrada família Bernardino, foi um homem acolhedor e muito feliz, amante da cultura, da poesia e das artes em suas mais diversas formas, idealizador de grandes festas, versava pela fartura, alegria e união entre os seus. Nutriu um amor imensurável pela querida “Serra do Padre”. Faleceu em 02 de agosto de 2018, aos 82 anos.
Gentil Bernardino foi um exemplo de cidadão honrado e trabalhador. Será lembrado também pela sua determinação, alegria e força. Era um homem virtuoso, correto, pragmático e ponderado. Homem de fibra, coragem, altivez, hombridade e retidão de caráter. O seu legado será eterno e que seus ensinamentos sejam transmitidos às futuras gerações.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.