Está sendo realizado em Brasília-DF de 27 a 29 de novembro o XXXI Congresso Nacional do CONPEDI. Com o tema “Direito: Um Olhar a Partir da Inovação e das Novas Tecnologias”, o congresso deste ano busca explorar os impactos das inovações tecnológicas no sistema jurídico e nas práticas do Direito, discutindo como as ferramentas digitais estão transformando a pesquisa, a prática profissional e a formação acadêmica na área jurídica.
O Congresso reúne acadêmicos, pesquisadores(as) e profissionais do Direito de todo o país, promovendo um ambiente de intensa troca de conhecimentos e debates aprofundados sobre os temas que marcam a agenda contemporânea da pesquisa jurídica.
A programação do congresso contará com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e painéis que abordarão temas como a aplicação da inteligência artificial e do big data no Direito, bem como os desafios éticos e regulatórios colocados pelas novas tecnologias. Será um espaço de profunda reflexão e aprendizado, onde a inovação será analisada sob várias perspectivas, promovendo discussões que certamente contribuirão para o avanço da pesquisa jurídica no Brasil.
Realização: CONPEDI. Patrocinadores: Capes, Itaipu Binacional, Universidade de Rio Verde – UniRV, Athena, Universidade Santo Amaro – Unisa. Apoio: Instituto Jurídico Portucalense
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM.
ARTIGO APROVADO
Um dos artigos aprovados no Congresso foi
“O DIREITO À SADIA QUALIDADE DE VIDA DAS COMUNIDADES VULNERABILIZADAS E SUA GARANTIA ATRAVÉS DAS CONDICIONANTES SOCIOAMBIENTAIS” de autoria da Doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca na Salamanca na Espanha, a paraibana Vescijudith Fernandes Moreira e advogada Yanara Pessoa Leal.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604