O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, quinta-feira, 28 de novembro, do lançamento do Programa Periferia Viva. O evento foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao longo da cerimônia, o presidente Lula assinou o decreto que cria o programa federal.
O Periferia Viva é um programa de urbanização de favelas com foco em quatro eixos: Infraestrutura urbana; Equipamentos sociais; Fortalecimento social e comunitário; e Inovação, tecnologia e oportunidades. São mais de 30 políticas pactuadas entre ministérios, com a visão de um acréscimo de investimentos nas periferias.
O Programa Periferia Viva garante recursos, por meio do Novo PAC, para obras de desenvolvimento urbano em todo o país.
De acordo com dados do levantamento Favelas e Comunidades Urbanas, do Censo 2022, divulgados nesta sexta pelo IBGE, mais de 8% da população brasileira – 16 milhões de pessoas – vivem em favelas. São 12.348 Favelas e Comunidades Urbanas no Brasil, onde vivem 16.390.815 pessoas. Para o ministro Jader Filho, “o assunto é desafiador e precisa ser tratado com muita urgência”.
A ONG Escola Viva Olho do Tempo de João Pessoa foi uma das premiadas.
Autoridades presentes
O Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, o ministro – chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha,
o Ministro de Estado das Cidades, Jader Barbalho Filho, o Ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, o Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho, a Ministra de Estado da Igualdade Racial, Anielle Franco, a Ouvidora-Geral do SUS, Conceição Rezende, a assessora do Gabinete da Ouvidora-Geral do SUS, Dra. Vescijudith Fernandes Moreira, dentre outros.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604