Sinval Gonçalves Ribeiro. Deixa viúva a Sra. Josefa Rodrigues Gonçalves e os filhos: Kennedy Gonçalves, Sosthenis Gonçalves, Kátia Gonçalves, Suênia Gonçalves e Eulália Gonçalves.
Sinval Gonçalves Ribeiro. Deixa viúva a Sra. Josefa Rodrigues Gonçalves e os filhos: Kennedy Gonçalves, Sosthenis Gonçalves, Kátia Gonçalves, Suênia Gonçalves e Eulália Gonçalves. (Foto: Reprodução).
FaleceFaleceu sábado (11) de maio no Hospital Santa Terezinha na Cidade de Sousa, aos 91 anos, o empresário, agropecuarista, ex-suplente de senador de Raimundo Lira no pleito de 1986, ex-prefeito de Sousa-PB, Sinval Gonçalves Ribeiro. Deixa viúva a Sra. Josefa Rodrigues Gonçalves e os filhos: Kennedy Gonçalves, Sosthenis Gonçalves, Kátia Gonçalves, Suênia Gonçalves e Eulália Gonçalves.
Foi comerciante desde muito cedo atuando nos ramos de cereais, transportes e agropecuária. Empreendedor nato com grande visão comercial. Sinval Gonçalves Ribeiro foi o representante exclusivo das Usinas Açucareiras: Olho D’água, Santa Maria, Tanques S/A e da Cooperativa de Usineiros de Pernambuco.
Entrou na vida pública pelas mãos do ex-prefeito de Sousa, ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador, Antônio Marques da Silva Mariz de quem foi grande amigo e compadre. Era seguidor do Marisismo.
Presidiu o Lions Clube e uma Loja Maçônica. Fundou a Sociedade Esportiva Sousa que teve grande influência no futebol de Sousa. Sinval Gonçalves Ribeiro foi presidente do Riachão Campestre Clube de Sousa de 20/03/1973 a 19/03/1974.
No pleito de 1968 Sinval Gonçalves Ribeiro obteve 691 votos, 4,29% dos votos válidos tendo sido eleito vereador pela ARENA 2. Na eleição de 1972 disputou o cargo de prefeito pela ARENA2 e obteve 1.143 votos, 5,76% dos votos válidos. Teve como candidato a vice-prefeito Francisco Pereira Gadelha. No pleito de 1976 disputou o cargo de vice-prefeito pela ARENA 1 tendo como candidato a prefeito o médico Clarence Pires de Sá. Foram eleitos e obtiveram 7.880 votos, 35,13% dos votos válidos. Com a renúncia do prefeito, Dr. Clarence Pires de Sá, Sinval Gonçalves Ribeiro assume a Prefeitura Municipal de Sousa.
Na eleição de 1986 Sinval Gonçalves Ribeiro foi o segundo suplente do senador eleito pelo PMDB, senador Raimundo Lira. A Coligação foi a Coligação Democrática Popular formada pelos partidos PMDB, PSB, PCB e PCdoB.
Sinval Gonçalves foi um exemplo de homem probo, íntegro que através de suas ações contribuiu para o desenvolvimento de Sousa. Teve uma postura exemplar como cidadão e um homem público por excelência. O ex-prefeito Sinval Gonçalves Ribeiro será sempre lembrado como um dos maiores expoentes políticos do Município de Sousa, deixando um legado inspirador de dedicação, compromisso e liderança.
Sinval Gonçalves Ribeiro partiu nos deixando um legado de lutas e serviços que marcaram a vida dos sousenses. Ele teve uma vida marcada pelo trabalho político intenso, assumindo os mais diversos cargos públicos e, através dos quais, buscou deixar um legado para a história.
Prefeito de Sousa decretou luto oficial
Em nome do Município de Sousa, o Prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira, decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito de Sousa, Sinval Gonçalves Ribeiro, anos 91 anos. O ex-gestor sousense faleceu neste sábado 11/05, no Hospital Santa Terezinha, em Sousa, no sertão da Paraíba.
Tyrone lembra que Sinval Gonçalves, quando gestor municipal entre os anos de 1978 e 1983, prestou relevantes serviços para o desenvolvimento de Sousa. “Tem todo nosso respeito e consideração, pois foi um político que muito se dedicou pelo povo de nossa terra, principalmente pelos mais humildes”, destacou.
Sinval Gonçalves deixa a viúva, a senhora Josefa Gonçalves e mais 5 filhos: Kennedy Gonçalves, Sosthenis Gonçalves, Kátia Gonçalves, Suênia Gonçalves e Eulália Gonçalves.
“O legado de seu Sinval Gonçalves fica para sempre e o povo de Sousa reconhece. Nesse momento de dor, todos nós da gestão municipal prestamos condolências à amiga Kátia Gonçalves, demais familiares a amigos. Que na paz do Senhor Jesus, encontrem o conforto necessário para superar essa perda irreparável, “descreveu.
- poetadaprata