A etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba de 2024 na categoria B masculino de futsal contou com 33 equipes, o maior volume de equipes registrado até hoje. Além disso, o futsal categoria B é a modalidade mais cobiçada em virtude da cultura futebolística, a participação das escolas da 9° GRE aconteceu de forma maciça, exigindo um esforço maior para àqueles que almejavam o 1° lugar no pódio
Depois de uma preparação de 3 anos, em que a equipe caiu na semifinal em 2022 e nas quartas de finais em 2023, este ano chegou ao objetivo, sagrou-se campeã regional dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2024, e trouxe novamente o troféu para São João do Rio do Peixe-PB.
A redação do Blog Amigos do Vale entrou em contato com o profissional de Educação fisica da escola Ministro José Américo, Geimerson Gomes, que trouxe relatos da conquista. Veja!
“Para que isso fosse possível, as atividades foram realizadas num espaço maior de tempo e com mais intensidade, de modo que treinamos e jogamos amistosos num período de quase 3 meses, acumulando em torno 60 a 80 horas de atividades, uma boa média para um professor que função específica não é treinar futsal, bem como para os alunos que não praticam apenas essa modalidade.”
Perguntado sobre as metas que ele esperava da equipe na competição Geimerson respondeu:
“O que levou a gente trabalhar nessa perspectiva foi a meta e missão que a gente tinha, ser campeão. Porém, antes de tudo, tínhamos que formar um espírito vencedor no grupo, pois esse é o primeiro passo para uma equipe se tornar campeã. Esse espírito foi a força que precisávamos para superar os obstáculos, especialmente a falta de materiais esportivos. Só para ter uma ideia, alguns alunos tiveram que pedir chuteiras emprestadas aos amigos, professor teve que comprar bolas com dinheiro do próprio bolso, o uniforme da equipe é emprestado, enfim, muitas foram as barreiras. Diante disso, a única forma de superar tudo isso é por meio de um espírito vencedor, sempre pensando na frase: “quem quer, dar um jeito; quem não quer, inventa uma desculpa.” É bom lembrar que as dificuldades poderiam ter sido maiores, mas não foram porque muitas pessoas nos ajudaram: direção e professores de Educação Física do Ministro, Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes, principalmente com o transporte para o traslado dos jogos.” Disse Geimerson Gomes, campeão e professor de Educação Física.
Oagora.net “A Notícia está aqui”, com Blog Amigos do Vale