O prefeito reeleito de Bernardino Batista, Aldo Andrade (PSB), esteve cumprindo agenda nesta terça-feira (23) em João Pessoa. O gestor onde participou de uma reunião com o secretário estadual de Educação, Wilson Filho, e marcou presença com cerca de 150 colegas prefeitos no seminário sobre alfabetização para cuja realização o Tribunal de Contas do Estado.
Na Paraíba, 55 municípios têm nível de aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino fundamental abaixo de 1, conforme resultados do Siave (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com parâmetros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
O relatório, de 2023, mesmo assim, fala de “crescimento relevante”, com 51% das crianças alfabetizadas e superando a meta de 45% traçada para o ano pelo MEC. Os demais municípios têm, no mesmo relatório, a seguinte situação: 38 de nível 1, 48 de nível 2, 33 de nível 3, 22 de nível 4 e 26 de nível 5.
Aldo Andrade fez questão de dizer que sua participação foi importante, porque ele conheceu mais as questões pautadas no seminário.
“Além da pactuação com os 223 municípios paraibanos, o programa promoveu em 2024 a aplicação da avaliação de fluência para 37 mil estudantes; correção do déficit de aprendizagem; avaliação de mais de 80 mil estudantes do Ensino Fundamental; elaboração e entrega de 6.100 livros para os professores, e 83.264 livros para os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; melhoria da aprendizagem das crianças comprovada pelos resultados das avaliações externas”, explicou.
Sobre a reunião com Wilson Filho, Aldo Andrade, enfatizou que acelerou alguns projetos na área educacional, e classificou a parceria com o estado de espetacular. “Já era excelente, agora ficou ainda melhor. Wilson é da nossa região, conhece cada lugar de nosso município e sabe das necessidades. Em breve estaremos anunciando outros investimentos”, concluiu.
Fonte: Resenha Politika.