As eleições deste ano vão contar com 88 candidatos com alguma deficiência na Paraíba. O dado foi conferido pelo ClickPB nesta quarta-feira (21) no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil.
TSE/Divulgação
Como verificado pelo ClickPB, dos candidatos com alguma deficiência 25 possuem problemas visuais. Seis são paraplégicos; cinco possuem monoplegia; e quatro são tetraplégicos.
Além desses, quatro candidatos possuem deficiência auditiva, quatro possuem outras deficiências físicas e mais 40 são identificados como possuindo outras deficiências.
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores e sem vencedor no primeiro turno, será no dia 27 de outubro.
Primeira vereadora surda eleita na Paraíba
Em 2020, a Paraíba teve a primeira candidata surda eleita para vereadora. A eleita foi Ana Kelly Nunes Bezerra, eleita como Kelinha de Naldo, em Araçagi, município do Brejo paraibano.
Como publicado pelo ClickPB, Kelinha e Naldo foi eleita com 421 votos, sendo a 12ª mais votadas entre todos os concorrentes.
Na época, a candidata se destacou com projetos voltados para acessibilidade. Nas eleições deste ano, Kelinha de Naldo vai concorrer a um novo mandato de vereadora pelo Podemos.
Veja abaixo o quadro com os tipos de deficiências nas eleições deste ano na Paraíba:
Auditiva – quatro
Física:
Tetraplegia – quatro
Monoplegia – cinco
Paraplegia – seis
Outro – 40
Visual – 25
Outros – quatro.
Fonte: ClickPB
TSE