A pedagoga Danielle Estrela Xavier foi nomeada professora efetiva para a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A nomeação é decorrente do concurso público realizado em 2022, ainda vigente. A educadora Danielle Estrela Xavier é filha de Vaucenir Francisco Xavier e Zeneide Guilherme Estrela ”in memoriam”. A professora Danielle Estrela Xavier é casada com Kéllio Melo Rodrigues e mãe de Heitor Estrela Melo e Mariana Estrela Melo. Danielle Estrela nasceu em Taguatinga-DF.
Professora Danielle Estrela Xavier é neta do pecuarista e produtor rural, Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) “in memoriam” e Dona Tereza Vieira de Jesus da Vila de Barra de Piabas-Poço Dantas-PB e do saudoso pecuarista, Francisco Lourenço Xavier (Chiquinho Possidônio) e Maria Cesário de Freitas (Dona Maricô) “in memoriam” da Comunidade de Baixio dos Lourenços-Icó-CE. Ela é sobrinha do ex-vereador de Poço Dantas e Uiraúna-PB, João Guilherme Estrela (Joca de Duca) e prima da ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Poço Dantas-PB, professora Eva de Sousa Lira.
O ato de nomeação foi publicado no DODF n° 187 de 30/09/2024.Posse e exercício em 21 de outubro de 2024. Lotação na Regional de Ensino de Ceilândia.
Perfil da professora Danielle Estrela Xavier
Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado (FACTI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Formação inicial em nível médio no Magistério (Escola Normal de Ceilândia). Foi membro da Equipe do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil (Programa de extensão da UnB) e do Grupo de Trabalho Pró-alfabetização – GTPA-Fórum EJA/DF. Trabalhou como apoio Acadêmico-pedagógico e administrativo do II e III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos ofertado pela Universidade de Brasília (2013-2014 e 2014-2015).
Ex-Professora da Secretaria Municipal de Educação de Cristalina-GO. Atuou como professora contratada do Governo do Distrito Federal. Vice-presidenta do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia-DF (Cepafre). Colabora na coordenação pedagógica dos cursos de formação de Educadores Populares do Cepafre e é membro do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem). Ativista dos Movimentos Sociais. Militante do Partido dos Trabalhadores. Professora Danielle Estrela é defensora do movimento chamado pedagogia crítica cujo mentor foi o educador, pedagogo, filósofo, Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.
“A educação é um ato político que não pode ser divorciado da pedagogia. A educação deve ser tratada como política de Estado e não como política de governo. A educação é um fator estratégico para o desenvolvimento do país. É fundamental fortalecer a educação pública universal, democrática, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, laica e inclusiva, com valorização e reconhecimento público dos trabalhadores da Educação”, disse a professora Danielle Estrela Xavier.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604