Após fortes chuvas caídas nos municípios de São José de Piranhas (96,3mm) e Bonito de Santa Fé (58,5mm), no último dia 18, o açude Engenheiro Avidos, em Cajazeiras finalmente começou a tomar água, chegando a 80,5 milhões de metros cúbicos. Sua capacidade é de 293,6 milhões. No dia 18, o açude tomou 123 milhões de metros cúbicos de água nova e no dia 19, mais 246,4, totalizando 369 milhões.
O volume do açude vinha diminuindo muito nos últimos meses e chegou 27% de sua capacidade, com um total acumulado de 79,9% milhões de metros cúbicos de água. As águas de Engenheiro Avidos não estão mais vertendo pelas comportas grandes em função do nível está muito baixo, entretanto, o Dnocs continua liberando água pelo Rio Piranhas pelas comportas de fundo, que foram modernizadas recentemente, com a instalação de válvulas dispersora de água.

O açude que abastece a maior parte de Cajazeiras faz parte do Eixo Norte da Transposição do São Francisco. As aguas oriundas da barragem de Caiçara continuam entrando no açude, entretanto, o volume liberado vinha sendo maior e por conta disso o volume vinha diminuindo. O baixo volume do açude tem deixado a população
preocupada, especialmente por conta das incertezas climáticas.
Oagora.net “A notícia está aqui”
com José Ronildo