A advogada Ana Maria Ribeiro Aragão defendeu segunda-feira (24) de fevereiro, 16h, na UFCG, Campus de Pombal-PB, sua Dissertação de Mestrado intitulada “Transformação Sustentável: Os Impactos da Implementação dos ODS nos Sistemas Agro produtivos do Assentamento “Emiliano Zapata” nas Várzeas de Sousa-PB”.
A banca foi composta pelos professores doutores: Professora Doutora da UFCG, Jacyara Farias Sousa Marques (Orientadora); Professor Doutor da UFCG, Paulo Abrantes de Oliveira, (Coorientador); Professor Doutor da UFCG, Francivaldo Gomes Moura (Examinador interno) e
Professora Doutora da UFCG, Marques Moreira Vieira (Examinadora Externa).
Perfil da Dra. Ana Maria Ribeiro Aragão
Conselheira Estadual da OAB -PB eleita para o triênio (2025,2026,2027), Mestra do Programa de Pós Graduação em Gestão de Sistemas Agroindustriais, PPGSA-UFCG, 2022. Especialista em Direito Previdenciário. Graduada em Direito pela FAFIC (2012). Advogada militante (desde 2014). Colaboradora do Projeto de Extensão(2024) UNIVERSIDADE NA COMUNIDADE: DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS JURIDICOS EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRARIA NA REGIÃO DE SOUSA-PB. Pesquisadora do Grupo de pesquisa, vinculado ao CCJS-UFCG e CNPQ, denominado “REFORMA DO ESTADO E LEGISLAÇÕES AGRO AMBIENTAIS.
O estudo “Transformação Sustentável: Os Impactos da Implementação dos ODS nos Sistemas Agro produtivos do Assentamento “Emiliano Zapata” na Várzea de Sousa-PB” investigou os efeitos da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos sistemas agro produtivos do Assentamento “Emiliano Zapata”.

O referencial teórico abordou a Luta pela Terra no Brasil, os Movimentos Sociais, proporcionando uma base conceitual para compreender o contexto social e político em que o assentamento se insere.
Foi realizada uma caracterização detalhada do
assentamento, incluindo sua localização, o número de assentados e as principais plantas
cultivadas, fornecendo um panorama abrangente da área de estudo. A metodologia empregada
combinou análise documental (AD) e análise observacional (AO), utilizando o método
dedutivo e consultando a portais governamentais para coleta de dados.
A análise do caso revelou tanto similaridades quanto contradições nos sistemas agro produtivos do assentamento, destacando coerências em muitos aspectos e incoerências em outros.
Esta pesquisa se justifica na medida em que buscou analisar os impactos econômicos,
sociais e ambientais decorrentes da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS em Sistemas Agroprodutivos no Assentamento “Emiliano Zapata” localizado no Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa-PB.
No que diz respeito à saúde, os avanços na cobertura de serviços básicos são
evidentes. A presença de agente de saúde no assentamento, campanhas de vacinação
demonstram o compromisso do poder público em garantir o acesso a cuidados básicos.
O acesso à água potável e ao saneamento básico, por sua vez, emerge como um
desafio crítico. A ausência de infraestrutura adequada e a qualidade da água bruta, água
salobra dos poços) comprometem a saúde da população e limitam o desenvolvimento de
atividades produtivas.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.