Morreu, na noite de sábado (29) de março, em Brasília, aos 95 anos, o médico Francisco Pinheiro Rocha, nacionalmente conhecido por operar o ex-presidente Tancredo Neves, no Hospital de Base de Brasília. Dr. Francisco Pinheiro Rocha foi figura fundamental na saúde pública do Distrito Federal, ajudando a consolidar o Hospital de Base como centro de referência em cirurgias de alta complexidade. Também foi Secretário de Estado da Saúde e criador do Código Sanitário do Distrito Federal.
PERFIL DE DR. FRANCISCO PINHEIRO ROCHA
Nascido em 5 julho de 1929, em Uiraúna-PB, conhecida como a Terra dos Músicos, Sacerdotes e Médicos, em razão da forte vocação dos munícipes nessas profissões. Francisco Pinheiro Rocha graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1955. Era casado com Dona Kilma “in memoriam”. Deixou os filhos Fábio, Marcos e Beatriz. Em Patos, cursou o segundo e terceiro ano ginasial. Em seguida, foi para Campina Grande-PB. Dr. Pinheiro Rocha se mudou para Recife-PE, onde se matriculou no Colégio Nóbrega. Em seguida, prestou vestibular para Medicina.
Residente de Cirurgia Geral no Hospital dos Servidores do Estado (1956-1958) e estagiário no Instituto Nacional do Câncer (1958-1960), ambos no Rio de Janeiro, fez especialização em clínica cirúrgica com o Prof. Lortat-Jacob na Universidade de Paris e curso de técnicas de cirurgia digestiva no Amphithéâtre d’Anatomie des Hôpitaux (1968-1969).
Dr. Francisco Pinheiro Rocha foi homenageado pelo sindicato dos médicos com a publicação do livro de Dr. Gutemberg Fialho que leva o título Dr. Pinheiro, o médico de Brasília, destacando a vida profissional, resiliência e contribuições inestimáveis do Dr. Pinheiro para a saúde pública.

Cirurgião do Primeiro Hospital Distrital de Brasília desde 1960, foi Secretário de Estado da Saúde e Presidente da Fundação Hospitalar do DF (1964-1967). Criador do Código Sanitário do DF (1965), foi também Membro da Comissão para reformulação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (1966). Era especialista em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia. Era membro titular da Associação Francesa de Cirurgiões. Foi médico do Instituto Nacional do Câncer pelo Ministério da Saúde, ainda no Rio de Janeiro de 1958 a 1960, quando foi transferido para Brasília como médico-cirurgião da Câmara dos Deputados.
Dr. Pinheiro Rocha também possui uma larga contribuição de vida junto às entidades médicas. Foi sócio-fundador e presidente por duas vezes da Sociedade de Gastroenterologia de Brasília; membro-fundador das Sociedades de Angiologia e Cirurgia Vascular Periférica de Brasília, Capítulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões de Brasília e da Academia de Medicina de Brasília. Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do DF e é sócio benemérito da Associação Médica de Brasília.
No exterior realizou os cursos: Especialização em clínica cirúrgica com o Prof. J.L. Lortat-Jacob, no Hospital Beaujon em Paris, França entre 1968 e 1969 e Curso de técnicas em cirurgia Disgestiva no Amphithéâtre d’ Anatomie des Hôpitaux em Paris, França em 1968.
Trata-se de um expoente e precursor dos avanços no setor da Saúde responsável pelos avanços verificados, na Saúde Pública, ao longo da década de 1960, no “quadradinho”. Forjando novos e renomados talentos, lecionando e construindo hospitais referências de suma importância para a sociedade, Dr. Pinheiro Rocha tem um lugar de honra na prateleira da história do Distrito Federal, com suas extraordinárias contribuições na área da Saúde.
Com visão aguçada no futuro e interesse cada vez maior em se especializar em cirurgia, Dr. Pinheiro Rocha aproveitou a primeira residência médica criada no Brasil, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, iniciando em 1958 e concluindo em 1960.Em sua trajetória brilhante, teve um papel marcante na história do país. Foi um dos cirurgiões que operaram o ex-presidente Tancredo de Almeida Neves em 1985, em um dos episódios médicos mais emblemáticos do Brasil contemporâneo.
Esse paraibano tornou-se uma referência histórica ao desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da saúde na capital brasileira. Seu nome será sempre lembrado com respeito e gratidão. Dr. Pinheiro Rocha não foi apenas um médico; ele foi um pioneiro. Foi o precursor da Residência Médica em Brasília, contribuindo significativamente para a formação de cirurgiões de alta competência que se destacam nacionalmente. Sua influência vai além das salas de aula, estendendo-se à construção de importantes hospitais no Distrito Federal, como o Hospital de Base de Brasília e o Hospital Materno Infantil.
Ao longo das décadas, Dr. Francisco Pinheiro Rocha desempenhou papéis cruciais como gestor e educador, construindo um legado que transcende as fronteiras da medicina. Dr. Francisco Pinheiro Rocha, um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével ao país. Sua paixão pela medicina e seu compromisso com o bem-estar dos pacientes inspiraram gerações e continuarão a repercutir em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Dr. Pinheiro Rocha, cumpriu com dignidade e altivez a sua nobre missão de salvar vidas e preparar novos profissionais da medicina.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Oagora.net “A notícia está aqui”