A Câmara Municipal de Vieirópolis aprovou por unanimidade em sessão ordinária sábado (22) de março o Projeto de Lei Ordinária Nº 004/2025 que dá nome de Avenida José Vieira Pinto (Teté de Sebasto), a artéria pública, ainda sem denominação oficial, localizada no município de Vieirópolis-PB, com início no Posto de Combustível Serrano e segue até o Cemitério Público Nossa Senhora da Conceição.
O autor da propositura foi o vereador Francisco Emídio de Abrantes – Tico de Neco (PSB). A sessão foi presidida pelo Presidente do Poder Legislativo de Vieirópolis, Dr.Fábio Duarte de Andrade (REPUBLICANOS).
“Uma homenagem mais que devida. Uma iniciativa mais que merecida. Precisamos valorizar o povo de nossa cidade. O pecuarista e líder político José Vieira Pinto (Teté de Sebasto), fez história em Vieirópolis e continua através de sua família. Isso é muito importante, pois estamos relembrando, e resgatando o que esse munícipe fez. Por isso, sem dúvida, é uma honra para a Câmara Municipal de Vieirópolis promover essa homenagem. Teté era católico praticante. Teté de Sebasto era uma pessoa do bem, um homem simples, determinado, probo, de coração grandioso, dotado de fé e grande líder político. Teté de Sebasto lutou pela inauguração da energia elétrica em 1982 no então Distrito de Serra Branca e pela Emancipação Política de Vieirópolis. Teté de Sebasto é a história de Vieirópolis”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Duarte de Andrade (REPUBLICANOS).
“Vamos eternizar a história do líder político José Vieira Pinto (Teté de Sebasto), com essa homenagem. Ele era um apaixonado pela família, pela pecuária, pela política e por Vieirópolis. A Câmara Municipal de Vieirópolis deixa a memória dele viva com a homenagens. Disputei a primeira eleição em Vieirópolis ao lado de Teté de Sebasto como candidato a prefeito no pleito de 1996 pelo PFL. Obtivemos a expressiva votação de 1.268 votos, isto é, 45,22% dos votos válidos. Nomear uma avenida em sua homenagem faz com que seu exemplo de pessoa trabalhadora e engajada na política seja eternizado em nossa cidade, para a qual ele tanto contribuiu durante toda sua vida”, exaltou o vereador Francisco Emídio de Abrantes – Tico de Neco (PSB).
“Ao longo de sua vida, Teté de Sebasto desempenhou um papel fundamental na construção e desenvolvimento de Vieirópolis. Teté de Sebasto amava Vieirópolis. Cultivou na querida Serra Branca amizades sinceras e duradouras. Teté de Sebasto foi um exemplo de comprometimento, amor, lealdade e amizade, valores que ecoam em cada canto de Vieirópolis. Teté de Sebasto serviu de exemplo de vida para todos nós da família, além do carinho e da consideração dos amigos e das pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com ele. Um exemplo de ser humano, honrado e digno da homenagem. Agradecemos ao vereador Francisco Emídio de Abrantes – Tico de Neco (PSB) pela propositura, ao presidente da Casa, vereador Fábio Duarte de Andrade e aos demais vereadores pela aprovação”, disse o empresário proprietário da empresa Transportes Estrela localizada em São Miguel dos Campos do Estado Alagoas e genro do homenageado, Rivan Estrela de Assis.

PERFIL DE TETÉ DE SEBASTO
O líder político e pecuarista José Vieira Pinto (Teté de Sebasto), nasceu em 06 de fevereiro de 1942. Era casado com a Sra. Antônia Vieira Lins (Toinha de Teté). Da união conjugal nasceram seis filhos. São seus filhos o engenheiro Marcos, o empresário Fábio, comerciante Corrinha, Vanuza, Cláudia e Fabiana. Teté de Sebasto era filho do saudoso pecuarista Sebastião Vieira Lins (Sebasto Vieira) e Dona Mariinha “in memoriam”. Era membro das tradicionais famílias Vieira e Pinto. Era primo do saudoso ex-prefeito de Bacabal-MA e ex-deputado federal, José Vieira Lins (Zé Vieira) e da primeira prefeita constitucional de Vieirópolis, Santa Oliveira de saudosa memória.
O líder político Teté de Sebasto lutou pela inauguração da energia elétrica em 1982 no então Distrito de Serra Branca e pela Emancipação Política de Vieirópolis. O saudoso José Vieira Pinto possuiu uma extensa carreira política.
No pleito de 1976, José Vieira Pinto disputou o cargo de vereador no Município de Sousa pelo MDB. Na eleição de 1982, Teté de Sebasto disputou o cargo de vice-prefeito no Município de Sousa pelo PMDB2 tendo como companheiro de chapa o líder político e advogado, João Marques Estrela e Silva (Dr. João Estrela). Obtiveram 5.987 votos, ou seja, 24,22% dos votos válidos.
Na primeira eleição do Município de Vieirópolis-PB em 1996, José Vieira Pinto (Teté de Sebasto) disputou o cargo de prefeito pelo PFL tendo como candidato a vice-prefeito o pecuarista e atual vereador, Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco). Obtiveram a expressiva votação de 1.268 votos, isto é, 45,22% dos votos válidos. Teté de Sebasto exerceu o cargo de Secretário Municipal de Obras no Governo do ex-prefeito, Marcos Pereira de Oliveira.
Teté de Sebasto era correligionário do Ex-Secretário de Segurança Pública e ex-secretário do Interior e Justiça do Estado da Paraíba, ex-deputado estadual, Dr. Eilzo Nogueira Matos, do ex-prefeito de Sousa e ex-deputado estadual, Dr. João Estrela e do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Sousa, Antônio Mariz. Era um marizista convicto.O líder político Teté de Sebasto deixou uma larga folha de serviços prestados ao Município de Vieirópolis.
Ele teve uma história proba, digna e honrada. Era um apaixonado pela família, pela pecuária, pela política e por Vieirópolis. Católico praticante. Teté de Sebasto era uma pessoa do bem, um homem simples, determinado, probo, de coração grandioso, dotado de fé e grande líder político. José Vieira Pinto deixou marcante passagem em nossa cidade, sempre presente nos principais eventos sociais, comunitários, políticos e esportivos. Teté de Sebasto era uma das reservas morais de Vieiropólis e região.
Teté de Sebasto foi um homem de bem, de conduta exemplar, representa um modelo a ser seguido pelos vieiropolenses, quer como chefe de família, quer como cidadão honrado e trabalhador que foi, cumpridor fiel de seus deveres para com seus semelhantes e a nossa comunidade, merecedor da justa homenagem que com esta denominação os Poderes Executivo e Legislativo prestam à sua memória. Teté de Sebasto tinha luz própria. Iluminou a todos com palavras de conforto e incentivo e com seu sorriso de entusiasmo e encorajamento.
O saudoso José Vieira Pinto (Teté de Sebasto) nos deixou no dia 27 de outubro de 2024, no Hospital Memorial Ágape em Arapiraca-Alagoas, entretanto, permanece em nossa memória.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.