Segunda-feira (20) de janeiro de 2025 completa 19 anos do falecimento do ex-vereador de Uiraúna e ex-prefeito de Poço Dantas-PB, José Milton Santiago (Azulão Santiago), O primeiro prefeito constitucional de Poço Dantas.
PERFIL DE AZULÃO SANTIAGO
José Milton Santiago (Azulão Santiago), nasceu no dia 5 de outubro do ano de 1960, na Comunidade de Queimadas, município de Poço Dantas, falecendo no dia 20 de janeiro de 2006 aos 45 anos de idade, após protagonizar trajetória política das mais brilhantes do Estado da Paraíba. Era filho do agropecuarista Francisco Ferreira Santiago (Chico Ferreira) e Adrina Glória Santiago.
Azulão casou-se com Maria da Consolação Silva Santiago, com quem teve três filhos: a advogada Eloísa Santiago, Thaísa Santiago e o empresário e ex-vice-prefeito de Poço Dantas e Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Uiraúna-PB, vereador Thiago de Azulão (REPUBLICANOS).
Após frequentar escolas públicas em Poço Dantas e Uiraúna, Azulão residiu também na capital do Estado, João Pessoa, onde entrou para o serviço público como funcionário da Secretaria de Segurança Pública. Retornando a Uiraúna, exerceu o cargo de Assessor Administrativo do Prefeito, tendo sido eleito Vereador em 1992 pelo PDT, com expressiva votação de 336 votos, 3,37% dos votos válidos, para exercer o mandato durante o período de 1993 a 1996.
Com a criação do município de Poço Dantas, marcada a primeira eleição para outubro de 1996, Azulão Santiago candidatou-se pelo PDT e teve como companheiro de chapa o comerciante do Distrito de Tanques, Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira). Obtiveram 985 votos, 54,91% dos votos válidos. Desempenhou a importante missão de instalar o novo município.
Em 2000, foi reeleito pela Coligação PSDB / PPB / PDT / PMDB tendo como vice-prefeito o tribuno, professor, advogado e ex-vice-prefeito de Uiraúna, Hélio de Almeida Freitas Machado de saudosa memória. Azulão governou no período de 2001 a 2004.
O prefeito Azulão Santiago deixou várias ações implantadas em sua terra natal, além de ser um político muito querido pelo povo. Alegre, extrovertido e competente, sempre encontrava uma saída, por mais difícil que fosse o problema. Em seus dois mandatos como Prefeito, Azulão implantou várias obras no município, com destaque para o sistema de abastecimento, além de calçamento, praças, escolas, eletrificação rural, estradas, açudes, centros comunitários, campos de futebol, casas populares e diversas ações na área da saúde e do social.
Além da atuação em Poço Dantas, Azulão foi também importante liderança regional, tendo exercido o cargo de Presidente da Associação Municipalista do Alto Piranhas – AMAP –, com sede na cidade de Cajazeiras, função na qual representou a região com muita garra, dedicação, compromisso e espírito público.
A BR- 434, que liga Uiraúna a Poço Dantas, construída pela então Presidenta da Republica, Dilma Rousseff (PT) é denominada “Rodovia José Milton Santiago – Azulão”, um Projeto de lei nº 6.718-B, de 2013 de autoria do ex-deputado federal, Wilson Filho. A BR-434 é uma rodovia federal. A Banda Marcial de Poço Dantas recebeu o nome de Banda Marcial José Milton Santiago.
Do primeiro matrimônio de seu pai Francisco Ferreira Santiago com Helena Abrantes Ferreira, nasceram os filhos: Assis Ferreira, Manoel Ferreira, Raimundo Ferreira, José Ferreira, Severino Ferreira, Antônio Ferreira, Maria Ferreira, Isabel Ferreira, e Inácia Ferreira.
Do segundo casamento de Francisco Ferreira Santiago com Adrina Glória Santiago, nasceram os seguintes filhos: o defensor público, ex-deputado estadual, ex-senador da República (2011), ex-Secretário de Representação Institucional da Paraíba e deputado federal, José Wilson Santiago (REPUBLICANOS), ex-vereador de Uiraúna, José Hilton Santiago, Nilda Santiago, José Nilson Santiago “in memoriam”, ex-vice-prefeita de Uiraúna Benilda Santiago, Danilda Santiago e Jacenilda Santiago.
Azulão Santiago era tio do ex-deputado federal, deputado estadual licenciado e atual Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, do ex-prefeito de Uiraúna-PB, Dr.José Nilson Santiago Segundo e do vereador de Poço Dantas, Mardônio Ferreira (REPUBLICANOS). Era primo do Presidente da Câmara Municipal de Bernardino Batista, Sebastião Estrela Batista – Bastim de Albuíno (PSB) e do vice-presidente da Câmara Municipal de Bernardino Batista, vereador de Bernardino Batista, Idiamim Bernardino (PSB).
Azulão Santiago deixou um legado de bom administrador, com marcas que ficarão na história de Poço Dantas. Ele nos deixou cedo, mas nos deixou muito. É e sempre será sinônimo de realização. Azulão deixa para todos um legado de dedicação à vida pública e ao bem comum.
LO prefeito Azulão Santiago estava sempre próximo da comunidade. Tinha postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno; paciência e disponibilidade para ouvir a população e os vereadores; tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalhava. O legado de Azulão Santiago permanece vivo na memória dos poço-dantenses.
“Hoje, lembro com carinho e saudade os 19 anos da partida do meu irmão José Milton Santiago, carinhosamente conhecido como Azulão, que morreu aos 45 anos. Em vida, Azulão se destacou como um dos homens públicos mais populares do sertão Paraibano. Sua trajetória política foi marcada pelo compromisso com o povo e pelo amor à sua terra natal. Foi vereador em Uiraúna e, com a emancipação de Poço Dantas tornou-se o primeiro prefeito do Município em 1996, sendo reeleito em 2000. Seu legado de dedicação e trabalho continua a inspirar todos nós. Que a sua memória permaneça viva em nossos corações e que seu exemplo de liderança e serviço público continue a guiar nossas ações”, disse o deputado federal, Wilson Santiago (REPUBLICANOS).
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.