A uiraunense e deputada federal, Luiza Erundina (PSOL-SP), foi uma das vencedoras da categoria “Melhores na Câmara”, na votação popular do 17º Prêmio Congresso em Foco 2024. O resultado foi anunciado na noite de quinta-feira (29) durante a cerimônia de entrega da premiação mais importante da política brasileira.
A votação na internet foi realizada entre 1º e 31 de julho e contou com a auditoria da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Foram premiados os 25 deputados mais bem avaliados pelo público na internet. A deputada federal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-SP), Luiza Erundina foi uma das mais bem avaliadas. Ela recebeu 26.406 votos. Luiza Erundina é a única a parlamentar premiada em 15 das 16 edições já realizadas. Erundina é a mulher mais vezes contemplada.
O objetivo de premiar os parlamentares é valorizar os bons exemplos e incentivá-los a cumprir seu papel. Ao mesmo tempo, o reconhecimento também sinaliza ao eleitorado que melhorar a qualidade da representação política é possível; estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos; contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes de exercer plenamente a cidadania e destacar a importância do Poder Legislativo em uma democracia.
PERFIL DA DEPUTADA FEDERAL LUIZA ERUNDINA
A deputada federal, Luiza Erundina de Sousa nasceu 30 de novembro de 1934 em Uiraúna-PB. É a sétima de dez filhos do artesão de selas e arreios de couro, Antônio Evangelista de Sousa e de Enedina de Sousa Carvalho. Começou a trabalhar ainda nav infância, vendendo bolos feitos pela mãe. Forma-se em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, em 1967.
Especialização em Desenvolvimento de Comunidade, Escola de Serviço Social da UCSAL, BA, 1967. Tem Mestrado em Ciências Sociais, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, SP, 1970; Liderança para Executivos, Impulso Serviços de Motivação Aplicada, São Paulo, SP, 1972; Desenvolvimento de Comunidade, Escola Nacional de Serviços Urbanos, São Paulo, SP, 1975. Em 1979 é eleita presidenta da Associação Profissional das Assistentes Sociais de São Paulo.
Foto: Reprodução
Luiza Erundina publicou o livro “Exercício da paixão política”. São Paulo: Editora Cortez, 1991. O livro trata da trajetória de Luiza Erundina de Sousa e ilustra bem a forma de fazer política de um ponto de vista democrático e popular. Este livro retrata os diversos momentos por que passou essa militante e seu compromisso com as causas populares.
Em razão da militância católica, ela assumiria, em 1958, o seu primeiro cargo público: aos 24 anos de idade, tornar-se-ia diretora de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande. E, em 1964, seria nomeada secretária de Educação e Cultura dessa cidade. Em Campina Grande, na década de 1970, iniciava a sua atuação na esfera política, participando das Ligas Camponesas do Partido Comunista e fazendo oposição ao regime militar vigente. Em 1971 é aprovada em concurso para a Secretaria do Bem-Estar Social da prefeitura paulistana.
Em 1980, é convidada pelo então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva a ser uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual se elege vereadora em 1982 e deputada estadual constituinte em 1986. Luiza Erundina foi prefeita do município de São Paulo entre 1989 e 1992, eleita pelo PT. São Paulo passou a ter uma prefeita solteira, migrante nordestina e ativa militante de esquerda.
Luiza Erundina desbancou poderosos da política na disputa pela prefeitura de São Paulo, como o ex-prefeito Paulo Maluf (PDS), o candidato do então governador Orestes Quércia, João Oswaldo Leiva (PMDB), e o ex-governador José Serra (PSDB).Como prefeita, sua gestão foi marcada pelo combate à desigualdade social e por projetos inovadores, como a proposta de Tarifa Zero no transporte público.
Sua gestão iniciou-se com os secretários de destaque como o educador Paulo Freire (Educação), filósofa Marilena Chauí (Cultura), jurista Hélio Bicudo (Negócios Jurídicos), médico sanitarista, Eduardo Jorge (Saúde), advogado Luiz Eduardo Greenhalgh (Negócios Extraordinários), economista Paul Singer (Planejamento), jurista José Eduardo Cardozo (Governo), sociólogo e jornalista Perseu Abramo (Comunicação), dentre outros. A gestão da prefeita Luiza Erundina colocou a problemática habitacional como prioridade ao apoiar a implantação da habitação de interesse social por mutirão autogerido, o que ajudou a diminuir o déficit habitacional no município.
A trajetória política de Luiza Erundina
Em 1982 Luiza Erundina foi eleita vereadora por São Paulo. Seu primeiro mandato político. Em 1986 é eleita deputada estadual de São Paulo obtendo 35 322. Em 1988 Luiza Erundina torna-se a primeira mulher eleita para governar a maior cidade da América Latina. Obteve 1.534. 592 votos pela Coligação Partidos do Povo
(PT, PCB, e PCdoB). Em 1994 disputa o cargo de senadora obtendo 4.218. 379 votos. Não obteve êxito. No pleito de 1998 pela Coligação PDT, PSB, PTN, PSN, PAN é eleita deputada federal com 187 498 votos.
Na eleição de 2002 é eleita deputada federal com 207. 392 votos. 2006 é eleita deputada federal com 195 886 votos. No pleito de 2010 é eleita deputada federal com 214. 114 votos. Em 2014 é eleita deputada federal com 177. 279 votos. No pleito de 2018 pela Coligação PSOL e PCB é eleita deputada federal com 176 883 votos.
Luiza Erundina foi candidata a vice-prefeita de São Paulo nas eleições 2020 pelo PSOL, constituindo chapa com Guilherme Boulos, do mesmo partido. Juntos, Guilherme Boulos e Luiza Erundina obtiveram 2.168.109 votos. Na eleição de 2020 é eleita deputada federal pela Federação PSOL REDE. Obteve 113.983 votos. Exerceu o cargo de Ministra-Chefe da Secretaria da Administração Federal no Governo Itamar Franco.
Atualmente exerce o 7º mandato de deputada federal, Luiza Erundina
vem atuando de forma exemplar e ética, próxima das bases e integrada à sociedade pela inclusão da classe trabalhadora, dos excluídos e das minorias, tendo como princípio maior a justiça social e a igualdade de direitos.
“Emocionada por mais uma vez ter sido escolhida uma entre os melhores parlamentares da Câmara dos Deputados, no Prêmio Congresso em Foco 2024. É uma honra enorme e por isso divido essa alegria com todos vocês! Muito obrigada e parabéns a todos e todas os premiados desta noite. A luta continua! “ disse a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP).
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Oagora.net