O Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga comemorou, quarta-feira (19) de junho, 90 anos de vida, com celebração de uma santa missa, ministrada pelo arcebispo emérito na Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. A solenidade foi realizada no Instituto Jesus Missionário dos Pobres (IJMP), fundado pelo Monsenhor Gervásio de Queiroga, em Cajazeiras-PB. Presentes à solenidade o Administrador Diocesano da Diocese de Cajazeiras-PB, Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, Irmã Ana e mais quinze padres.
Foram realizados plantios de árvores para simbolizar a data do aniversário do clérigo, bênção da imagem de Nossa Senhora das Graças e descerramento de uma Placa em homenagem ao Padre Gervásio Fernandes de Queiroga, idealizada pelos doutores José Fernandes de Almeida Neto e Francisco Bruce Fernandes Ricarte.
PERFIL DO PADRE GERVÁSIO FERNANDES DE QUEIROGA
O Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga “Padre Gervásio” nasceu no município de Uiraúna-PB, no dia 19 de junho de 1934. Filho do Guarda-fio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, João Adelino de Queiroga e Ana Fernandes de Queiroga. Desta união conjugal nasceram onze filhos.
Antes de ir para a escola recebeu as primeiras lições de sua mãe, Dona Ana Fernandes de Queiroga. Teve como primeira educadora, já na cidade São João do Rio do Peixe-PB, a destacada professora Conceição Freitas, irmã do saudoso Monsenhor Vicente Freitas, no Grupo Escolar Joaquim Távora. Ordenou-se padre em 26 de julho de 1961 e tem uma vida dedicada, com absoluta fidelidade, à Igreja Católica Apostólica Romana.
Aos doze anos e oito meses se tornara aluno do Seminário em João Pessoa e aos 18 anos já se encontrava em Roma, onde passou dez anos e se graduou e fez Mestrado em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1952-1955), tendo retornado à Itália onde passou mais dois anos, 1966 e 1966, para fazer os cursos de Introdução à Arte e de Extensão Universitária em Técnica de Pesquisa Social.
No ano de 1977 voltou aos bancos escolares para se graduar em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no ano de 1980, Campus de Sousa, aonde era ao mesmo tempo aluno e professor.
Padre Gervásio é poliglota. Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve bem Latim, Grego, Italiano, Espanhol e Inglês. Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga tem Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), uma universidade da Igreja Católica com sede em Roma (1976). Foi professor titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras Paraíba (FAFIC), hoje Faculdade Católica da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia.
Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga foi assessor jurídico-canônico da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por 30 anos, tendo trabalhado ao lado de expoentes da Igreja Católica como Dom Ivo Lorscheiter e seu primo, Dom Aluísio Lorscheiter, Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Raymundo Damasceno Assis.
O Padre Gervásio Fernandes de Queiroga foi nomeado pelo Papa Bento XVI, capelão pessoal de sua santidade. O reconhecimento ao Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga foi atendido através de um pedido do então Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, amigo pessoal do Padre Gervásio. O Sumo Pontífice, Bento XVI, elegeu entre os seus capelães o Reverendo Senhor Gervásio Fernandes de Queiroga, da Diocese de Cajazeiras-PB. Dado no Vaticano, no dia 12 de outubro do ano de 2012.
A escolha para capelão pessoal que o papa Bento XVI fez do Padre Gervásio Fernandes de Queiroga, que, agora, passa a ser “monsenhor”. Isto não o torna superior hierarquicamente a nenhum outro sacerdote, mas significa reconhecimento, por parte da Igreja, àquele que, ao longo da vida (em 2014, 80 anos), se destacou pelo serviço prestado aos outros e pela dedicação à causa missionária, dos pobres e do Reino de Deus.
Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga tem uma vida permeada de inúmeros serviços à Igreja Católica no Brasil, incluindo, entre tantos, alguns de grande responsabilidade, como a tradução do atual Código de Direito Canônico do latim para o português, quando de sua promulgação, em 1983, a redação, para aprovação dos senhores Bispos, do atual Estatuto Jurídico-Canônico da CNBB, a participação ativa nos debates e trabalhos referentes ao Acordo Igreja-Estado (Decreto nº 7.107/2010) e a fundação da Sociedade Missionária para a Evangelização dos Pobres.
Na eleição presidencial de 2018 no Brasil, um dos líderes católicos mais respeitados do Brasil, gravou um vídeo se posicionando contra o candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro fazendo um apelo para que as pessoas não votassem no ex-militar. Segundo o padre Gervásio, Bolsonaro defende a tortura, a violência, despreza as mulheres e durante a carreira política como parlamentar votou contra os direitos dos trabalhadores. “Pelo amor de Deus, pelo amor de Deus, não votem nele! Ele não! Bolsonaro não! ”, disse padre Gervásio.
“Padre Gervásio. O senhor é um sacerdote santo, digno ministro do Deus Altíssimo. Padre Gervásio merece ser reconhecido pela sua santidade e pela sua coerência de vida. Rogamos a Deus e ao Espírito Santo que continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada e que, muitos anos em sua vida sejam acrescentados, para que sempre possas levar o Evangelho e o amor a todas as pessoas que encontrar”, destaca a uiraunense, Doutora em Direito Ambiental, advogada Vescijudith Fernandes Moreira.
“Padre Gervásio é cheio de amor à Santa Igreja, a sua história e seus pastores. É daqueles cidadãos honrados, que à lei devota plena observância. É um crítico de escol, que tem um posicionamento claro para tudo: da economia à política, da pastoral às mais modernas tecnologias. Olhando a vida doada deste homem (hoje completa 90 anos), recuperamos um pouco da esperança na sociedade e na Igreja e em seus pastores”, ressaltou o advogado Renato Moreira de Abrantes.
“Parabéns, Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga. Um dos homens mais inteligentes que conheci. Gratidão por toda vida doada em favor da evangelização, especialmente no campo educacional. Padre Gervásio é um homem que tornou seu sacerdócio fecundo, na generosidade sem limites e na disposição incansável”, disse o professor mestre em Direito Constitucional e advogado, Joaquim Cavalcante de Alencar.
“A tristeza da minha vida é não ser santo”
Padre Gervásio.
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Oagora.net “A notícia está aqui”